Acerto ou asserto
As palavras acerto e asserto estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, o significado dessas palavras é diferente e elas devem ser utilizadas em contextos distintos.
Acerto
A palavra acerto, escrita com a letra c, é um substantivo masculino que indica que algo está certo. A palavra designa uma correção ou algo que foi combinado. Pode significar também um acontecimento feliz, além de sensatez, oportunidade e juízo.
Acerto pode ser também a forma do verbo acertar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu acerto. O verbo acertar é sinônimo de corrigir, ajustar, atingir o alvo, combinar em conjunto, igualar, descobrir, suceder e saldar contas.
Exemplos com acerto
- Durante todo o jogo nosso time teve apenas um acerto.
- Para resolvermos isso de forma fácil será preciso que haja um acerto entre as partes envolvidas.
- Eu sempre acerto! (verbo)
Asserto
A palavra asserto é um substantivo que indica uma asserção, isto é, uma afirmação verdadeira. É sinônima de afirmação, asserção, assertiva, alegação, asseveração, certeza, comprovação, confirmação, declaração, enunciado, entre outros.
Asserto também corresponde ao verbo assertar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu asserto. O verbo assertar é sinônimo de asseverar, ou seja, eu asserto é sinônimo de eu assevero.
Exemplos com asserto
- É preciso questionar o que nos falam que é um asserto.
- Este acerto é verdadeiro e categórico.
- Eu asserto que é verdade! (verbo)
Veja outras palavras que possuem alteração de sentido conforme a grafia: descriminar e discriminar, infligir e infringir, fragrante e flagrante, espirar e expirar.