Antisséptico, anticético ou anticéptico

As três palavras estão corretas. Porém, enquanto anticético e anticéptico são sinônimas e querem dizer aquilo ou aquele que é contrário à dúvida, ao ceticismo, antisséptico é uma substância ou método usado no combate aos micróbios.

As três formas existem no português e podem ser usadas. Porém, enquanto anticéptico e anticéptico possuem o mesmo significado (ainda que anticético seja muito mais comum no Brasil), antisséptico possui um significado distinto.

Antisséptico

Antisséptico é um substantivo e um adjetivo masculinos. Antisséptico é usado normalmente para indicar aquilo que serve no combate aos microrganismos, protegendo, assim, de infecções e contaminações. É sinônimo de desinfetante, antimicrobiano.

De acordo com o Novo Acordo ortográfico, palavras iniciadas com o prefixo anti só recebem o hífen quando a segunda parte se inicia com i, ou seja, com a última vogal de anti. No caso de antisséptico, para se manter a pronúncia da palavra original (séptico), mais uma letra s foi adicionada.

Exemplos com antisséptico

  • Não se esqueça de aplicar o antisséptico no paciente.
  • Você sabia que esse creme possui ação antisséptica?

Anticético e anticéptico

Anticético e anticéptico são substantivos e adjetivos masculinos. Anticéptico e anticético querem dizer, literalmente, contrário ao cético ou não cético. Designa, normalmente, aquele ou aquilo que é oposto ao ceticismo, uma doutrina filosófica de origem grega, mas também pode indicar uma oposição a qualquer tipo de ceticismo, de dúvida. É sinônimo de anticeticista.

A forma anticético é muito mais usada no Brasil, enquanto anticéptico é mais comum em Portugal.

Exemplos com anticético e anticéptico

  • Os anticéticos, por seu lado, adoram fazer afirmações sobre tudo.
  • Os anticépticos, por seu lado, adoram fazer afirmações sobre tudo.
  • Sua posição anticética não admitia dúvidas na questão.
  • Sua posição anticéptica não admitia dúvidas na questão.