Balisa ou baliza

A forma correta é baliza. A palavra balisa não existe e não deve ser usada.

A forma correta de se escrever essa palavra é baliza, com a consoante “z”. A forma balisa, com “s”, não existe na língua portuguesa e não deve ser usada. A palavra baliza pode ser usada como substantivo, sobretudo no sentido de objeto que marca algo, ou como verbo, correspondendo a uma forma conjugada do verbo balizar.

Baliza

A palavra baliza é usada, na maior parte dos casos, como um substantivo, mas também pode ser utilizada como um verbo. Geralmente, refere-se a um objeto que serve de marcação ou que marca um determinado limite. Nesse sentido, é muito usada em competições esportivas e pode inclusive servir como sinônimo para o espaço que costumamos chamar no Brasil de gol.

Seu uso também se dá no contexto automotivo, no sentido de estacionar o carro entre dois pontos, dois limites.

Pode também ser usada como sinônimo de limite ou, ainda, no sentido de princípio, regra moral ou dogma. Em marchas ou passeatas, baliza pode ainda se referir à pessoa que vai à frente de um grupo, executando coreografias com bastões.

Outro uso da palavra baliza é como a conjugação do verbo balizar, na 3ª pessoa do singular do presente do infinitivo ou na 2ª pessoa do singular do imperativo. Balizar significa marcar algo com balizas, limitar, assinalar.

Exemplos com baliza

  • Fui reprovado no exame para tirar a carteira de motorista porque não consegui fazer a baliza.
  • O instinto do atacante é colocar a bola dentro da baliza.
  • Seu filho precisa de balizas para se tornar uma pessoa honrada.
  • A baliza ia à frente do desfile, manejando o seu bastão dourado.
  • O técnico baliza o terreno com cones. (usada como verbo)