Coco ou cocô

A forma correta de se escrever a palavra é coco sem o uso do acento circunflexo. Portanto, cocô está incorreto.

A forma correta de se escrever a palavra é coco sem o uso do acento circunflexo. É importante destacar que a palavra com o acento está errada e não existe no vocabulário da língua portuguesa.

A palavra coco é um substantivo comum, simples e concreto que está se refere geralmente ao fruto do coqueiro. Entretanto, encontraremos também outros sentidos viáveis para essa palavra, tais como: cabeça, recipiente, dança de roda ou bicho-papão.

Portanto, a utilização do termo côco encontra-se incorreta, pois não se encontra de acordo com as regras de ortografia e de acentuação da língua portuguesa.

Exemplos de coco

  • Compramos água de coco durante o passeio.
  • O coco assusta as crianças durante a noite.
  • O coqueiro está carregado de cocos.
  • Carla bateu seu coco na mesa.

É preciso esclarecer que estamos falando de um substantivo classificado como palavra paroxítona. A acentuação ou não dessa palavra depende das regras de acentuação vigente.

As palavras paroxítonas são aquelas que apresentam durante a pronúncia a penúltima sílaba da palavra como a mais forte, ou seja, é a denominada como a sílaba tônica da palavra.

No caso da palavra coco, temos uma palavra paroxítona, mas que não leva o acento gráfico, uma vez que ela não se encaixa nas regras das palavras paroxítonas que são obrigatoriamente acentuadas.

Pelas regras de acentuação, só serão acentuadas graficamente as palavras paroxítonas que são terminadas em r, x, l, os, n, om, um, uns, ã, ãs, ão, ãos e ditongos orais.

Observe que a palavra coco não se enquadra nos casos citados acima. Por terminar com a letra O, não precisa do acento.