Conta-corrente ou conta corrente

A forma mais indicada é conta-corrente. Conta corrente, no entanto, também pode ser usada.

A forma que mais aparece nos dicionários é conta-corrente, com hífen, e é a forma mais indicada. A forma sem hífen, conta corrente, é muito usada por empresas e pessoas em geral, mesmo em contextos mais formais, e também está correta. Conta-corrente e conta corrente são um tipo de conta bancária, voltada para depósitos e movimentações financeiras.

Conta-corrente e conta corrente

Conta-corrente é um substantivo feminino. Há intensa polêmica quanto à grafia com hífen ou sem hífen. Os defensores da grafia com hífen argumentam que as duas partes formam uma unidade de sentido, à semelhança de conta-gotas e outras palavras iniciadas por “conta”, mesmo o termo em conta-corrente não se referir ao verbo “contar”.

Há aqueles que, no entanto, defendem a grafia sem hífen, por entenderem que se tratam de duas unidades semânticas separadas, com o adjetivo “corrente” a caracterizar o substantivo “conta”.

Conta-corrente (ou conta corrente) pode se referir também a um tipo de contrato firmado entre duas partes, que acordam entre si a transferência de créditos.

Exemplos com conta-corrente e conta corrente

  • Você pode transferir o pagamento para minha conta-corrente?
  • Ele abriu uma conta corrente na agência que foi inaugurada.
  • Eles criaram uma conta-corrente com a empresa fornecedora.