Convir ou convier
As palavras convir e convier estão corretas e existem na língua portuguesa. Ambas são formas do verbo convir, conjugado em modos diferentes. Convir é a forma infinitiva do verbo e convier corresponde a ele conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.
O verbo convir se refere ao ato de aceitar, concordar, admitir. Também se refere ao ato de ser conveniente e adequado, vir a propósito.
Convir
Convir é a forma do infinitivo impessoal do verbo. O infinitivo impessoal deverá ser utilizado quando não houver um sujeito definido na oração, em locuções verbais, quando o verbo for regido por uma preposição e quando, em duas orações, o sujeito da segunda for igual ao da primeira.
Exemplos com convir
- Depois das minhas explicações você há de convir que fiz a melhor escolha.
- Precisamos convir em relação às novas regras estabelecidas.
Convier
A forma convier corresponde ao verbo conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo. O futuro do subjuntivo é utilizado para ser referir a um fato que tem a possibilidade de ocorrer no futuro. Também pode indicar o desejo que algo aconteça.
Exemplos com convier
- Só irei para casa quando me convier.
- Se um dia lhe convier, me procure para acertarmos nossas diferenças.
Verbo convir: futuro do subjuntivo
(Quando eu) convier
(Quando tu) convieres
(Quando ele) convier
(Quando nós) conviermos
(Quando vós) convierdes
(Quando eles) convierem
Quando expressam ações que podem acontecer, isto é, quando utilizam o modo subjuntivo, muitos falantes fazem confusão entre as formas convir e convier. O verbo convir possui conjugação semelhante à do verbo vir. Assim, da mesmo forma que dizemos quando ele vier também deveremos dizer quando lhe convier.