Cotidiano ou quotidiano
As palavras cotidiano e quotidiano estão corretas e existem na língua portuguesa. Essas palavras são utilizadas como sinônimas, apresentando o mesmo significado e podendo ser utilizadas nos mesmos contextos.
Cotidiano e quotidiano
Cotidiano e quotidiano são palavras que podem atuar nas frases como adjetivo ou como substantivo, dependendo do modo em que são empregadas. Quando usadas como adjetivo ambas palavras apresentam o sentido de caracterizar aquilo que acontece diariamente, que é comum a todos os dias. Também designa aquilo que aparece ou se publica diariamente.
Como substantivo apresentam o significado de designar aquilo que se passa todos os dias, que é comum e o conjunto de ações, geralmente pequenas, realizadas por alguém todos os dias de modo sucessivo e contínuo.
Exemplos com cotidiano e quotidiano
- O calor é cotidiano/quotidiano no Brasil. (adjetivo)
- Na minha vida, correr é um hábito cotidiano/quotidiano. (adjetivo)
- Este é um jornal cotidiano/quotidiano. (adjetivo)
- O meu cotidiano/quotidiano é monótono. (substantivo)
- O seu cotidiano/quotidiano era agitado em função dos filhos. (substantivo)
- O cotidiano/quotidiano de um professor é muito atribulado.
Embora ambas palavras sejam utilizadas e socialmente aceitas, os falantes costumam preferir a forma cotidiano. Há outras palavras na língua portuguesa que possuem mais de uma grafia para o mesmo significado, como: câmara e câmera, bufê e buffet, porcentagem e percentagem, relampear e relampejar, etc.