Currículo ou curriculum
Neste caso encontramos duas palavras que estão grafadas corretamente. A única diferença que existe entre as duas palavras está no fato de apresentarem grafia diferente, pois os dois termos representam a mesma coisa no âmbito de sentido.
No que se refere a palavra currículo, temos um vocábulo utilizado na língua portuguesa. Isso porque a palavra currículo, como se apresenta é a grafia aportuguesada da expressão curriculum.
A palavra curriculum é uma expressão latina usada de forma corrente com a palavra vitae quando está se referindo a um documento utilizado pelos indivíduos que desejam se candidatar a uma ocupação de trabalho.
Esse documento sempre apresenta informações relevantes sobre o candidato tais como seus dados pessoais, além de outras informações acadêmicas e suas experiências trabalhistas.
Quanto à utilização de uma ou outra palavra ficará a critério do usuário, já que como dito antes o significado é o mesmo. No entanto, a sugestão dos estudiosos da língua portuguesa é de que os falantes deem preferência para a palavra currículo, por se tratar de uma palavra que se adaptou à língua portuguesa.
Dessa forma, poderemos usar tanto a expressão currículo quanto a expressão curriculum vitae. O que não podemos fazer é utilizar erroneamente o termo currículo vitae.
Exemplo com currículo
- Celso entregou um currículo na empresa onde trabalho.
Exemplo com curriculum
- Gostaríamos de obter mais informações que não encontramos no seu curriculum vitae.
- Entregarei um curriculum vitae na loja de sapatos.