Em frente ou enfrente
As duas palavras, em frente e enfrente, estão escritas de forma correta e são utilizadas na língua portuguesa. O que as diferencia são seus significados e as situações em que deverão ser utilizadas durante o momento da fala.
Em frente
No caso da palavra em frente, temos uma expressão classificada como locução adverbial que indica circunstância de lugar, pois está se referindo a posição frontal em que algo ou alguém está localizado.
Essa locução adverbial tem sua formação a partir da junção da preposição em com a palavra frente. Esse vocábulo também poderá ser utilizado quando queremos nos referir a ação de se encontrar na presença de alguém ou quando se quer fazer referência ao ato de seguir em frente.
Exemplos com em frente
- A escola fica em frente ao parque da cidade.
- Maria disse que não sofrerá mais e seguirá em frente com sua vida.
Enfrente
Quanto à palavra enfrente, podemos classificá-la como uma das formas verbais da palavra enfrentar.
A palavra enfrente é conseguida quando flexionamos o verbo enfrentar na primeira ou terceira pessoa do tempo presente do modo subjuntivo ou na terceira pessoa do modo imperativo. Observe:
Presente do subjuntivo:
- (Que eu) enfrente
- (Que ele) enfrente
Imperativo:
- (Ele) enfrente
O verbo enfrentar faz referência ao ato de estar encarando uma situação, como uma disputa ou uma luta. Tem como sinônimo as palavras confrontar, lutar, concorrer, disputar e encarar.
O verbo enfrentar é formado a partir do processo de derivação prefixal e sufixal, em que um prefixo en- e o sufixo -ar são acrescentados a palavra frente, formando então, o vocábulo enfrentar.
Exemplos com enfrente
- Enfrente a situação e tudo se resolverá.
- Que ele enfrente seus problemas e não arranje mais dificuldades na faculdade.