Entregado ou entregue
As duas formas coexistem na língua portuguesa e ambas estão corretas, sendo empregadas, entretanto, em situações diferentes. Tanto entregado quanto entregue estão ligadas ao verbo entregar e correspondem ao particípio desse verbo.
Particípio é a forma nominal que faz referência a uma ação finalizada e que frequentemente acompanha os verbos ser, estar, haver e ter, formando assim uma locução verbal (dois verbos juntos constituindo um sentido).
Por ter duas formas diferentes de particípio, o verbo entregar é considerado como verbo abundante. Temos outros verbos da mesma classificação em nossa língua, como imprimir (particípios: impresso e imprimido), pagar (particípios: pago e pagado), morrer (particípios: morto e morrido), ganhar (particípios: ganho e ganhado), extinguir (extinto e extinguido), entre outros.
Entregado
Com os verbos ter e haver, indicando voz ativa (voz que indica que alguém realiza uma ação), utiliza-se a forma regular do particípio do verbo entregar: entregado.
Exemplos com entregado
- Ele não tinha entregado o trabalho na data certa, por isso houve desconto na nota.
- O proprietário havia entregado toda a documentação exigida pelo banco, mesmo assim, ainda aconteceram vários problemas.
- Os alunos têm entregado pontualmente todas as tarefas propostas.
- Os professores terão entregados as médias necessárias até o fim do presente semestre.
Entregue
Já entregue é a forma irregular do particípio de entregar e é frequentemente combinado em locução com os verbos ser e estar.
Exemplos com entregue
- O documento é entregue sempre na terceira semana do mês.
- Todos os trabalhos estão devidamente entregues pelos alunos.
- O pedido foi entregue ontem.
- Até sexta-feira, todas as encomendas estarão entregues.
Como é possível observar, com a forma irregular entregue, é possível fazermos a flexão de número, alterando entregue por entregues, a depender da sentença em questão. Tal opção não existe com a forma regular entregado, não existindo, portanto, sua versão no plural.