Enviasse ou envia-se

Enviasse e envia-se estão corretas, mas são formas verbais diferentes do verbo enviar.

As palavras enviasse e envia-se estão corretas e são formas conjugadas do verbo enviar em diferentes modos e tempos verbais.

Enviasse

Enviasse é a forma conjugada do verbo enviar na primeira ou na terceira pessoa do singular no pretérito imperfeito do subjuntivo. O modo subjuntivo trata de possibilidades, hipóteses e o pretérito imperfeito do subjuntivo expressa a ideia de desejos, expectativas, situações que acontecerão a depender da concretização de outras.

Exemplos com enviasse

  • Se ele enviasse os documentos poderia participar do curso.
  • Caso eu enviasse os livros, ficaria sem nenhum exemplar.

Envia-se

Envia-se é termo constituído pelo verbo conhecer na terceira pessoa do singular, no tempo do presente do modo indicativo, porém seguido da partícula se. A partícula se pode ser utilizada como conjugação pronominal ou como partícula apassivadora. Ao desempenhar o papel de conjugadora pronominal, a partícula faz o verbo referir-se a terceira pessoa do singular, assumindo um caráter reflexivo. Como partícula apassivadora o se é utilizado para passar a oração da voz ativa para a voz passiva, isto é, faz com que o objeto direto da oração na voz ativa passe a assumir a função de sujeito na oração na passiva. Assim, o objeto direto passa a sofrer a ação verbal.

Exemplos com envia-se

  • Envia-se o comunicado para todos os contatos da empresa. (partícula apassivadora)
  • Envia-se cartas para crianças carentes. (partícula apassivadora)
  • Como demonstração de amor, namorado envia-se para namorada dentro de uma caixa de presente gigante. (pronome reflexivo)