Gratuito ou gratuíto

A forma correta da palavra é gratuito, sem o uso do acento.

A forma correta de escrever a palavra é gratuito, sem o uso do acento. A forma gratuíto, com acentuação, está incorreta e não deve ser utilizada.

Gratuito

A palavra gratuito é classificada morfologicamente como um adjetivo. Seu significado caracteriza algo como grátis, que não demanda pagamento. Pode também indicar alguma coisa feita sem motivos claros, que não tem fundamento para acontecer.

Por ser um adjetivo flexiona em gênero e em número e deve concordar com o termo ao qual se refere: gratuito, gratuitos, gratuita, gratuitas.

Exemplos com gratuito

  • Estão dando picolés gratuitos na saída do colégio.
  • Não se preocupe com o pagamento, a matrícula será gratuita.
  • Fico indignada com tanta falta de educação gratuita nos transportes coletivos.

Gratuito: diferenças de pronúncia

Segundo a norma culta da língua portuguesa, a forma correta de pronúncia da palavra gratuito é “gratúito” com a acentuação tônica na vogal u. A pronúncia é semelhante à palavras como: circuito, fluido, intuito etc.

Entretanto, em função da grande extensão territorial do nosso país, em diversas regiões a palavra será pronunciada com a acentuação tônica na letra i. Na linguagem oral isso não pode ser considerado um erro, pois é apenas um tipo de variação linguística.

Contudo, tenha atenção: na linguagem escrita a grafia gratuíto sempre será considerada incorreta, por isso lembre-se que a forma correta de escrita da palavra é sem acentuação gráfica.