Haja ou hajam

Haja e hajam são formas corretas do verbo haver, mas devem ser usadas de formas diferentes.

As formas verbais haja e hajam estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, são utilizadas de formas distintas uma vez que existem regras específicas para a flexão do verbo haver. A forma hajam é menos utilizada na linguagem corrente, mas está correta.

Veja também: houve ou houveram.

Verbo haver

O verbo haver é muito utilizado na língua portuguesa e gera muitas dúvidas quanto ao seu uso pelo fato de ser um verbo pessoal e impessoal. Isto significa que o verbo haver pode ou não apresentar sujeito e, consequentemente, pode ou não apresentar flexão de número e pessoa.

Quando utilizado com o significado de existir o verbo haver é impessoal e deve ser sempre conjugado na 3ª pessoa do singular (haja). Quando utilizado em locuções verbais na formação de tempos compostos o verbo haver flexiona normalmente e pode ser usada no plural (hajam).

Haja

Usamos a forma haja quando o verbo haver apresenta o sentido de existir e está conjugado no modo subjuntivo. Assim, haja denota incerteza sobre algo ou a possibilidade de realização de determinado acontecimento.

Exemplos com haja

  • Caso haja a possibilidade, gostaria de fazer a cirurgia na próxima semana.
  • Caso haja dúvidas vocês podem me procurar.
  • Precisaremos de testemunhas, caso haja vítimas.

Hajam

A forma hajam poderá ser utilizada quando o verbo haver estiver empregado como verbo auxiliar em locuções verbais formadoras de tempos compostos.

Exemplos com hajam

  • Há a possibilidade de que as cartas hajam sido jogadas no lixo?
  • Você acredita que as demissões hajam sido feitas de forma ilegal?