Houvesse ou ouvesse

A forma correta é houvesse. A palavra ouvesse está errada e não deve ser usada.

A forma correta de escrita da palavra é houvesse, com a letra h inicial. A grafia ouvesse está ortograficamente incorreta e não deve ser utilizada na língua portuguesa.

Houvesse

A palavra houvesse é uma forma conjugada do verbo haver. O verbo haver é muito utilizado na língua portuguesa, principalmente com o sentido de existir. Houvesse é a forma conjugada de haver na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do pretérito imperfeito do subjuntivo: se eu houvesse, se ele houvesse. O modo subjuntivo é utilizado para indicar possibilidades e incertezas.

Exemplos com houvesse

  • Se houvesse mais empatia entre as pessoas, o mundo seria um lugar melhor.
  • Caso houvesse mais dinheiro poderíamos estender a viagem.
  • Ficaria mais feliz se houvesse ajuda da sua parte.

Verbo haver – conjugação

Haver é um verbo irregular e, por isso, apresenta alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado. Em houvesse, ocorre a alteração do radical hav- para houv-.

Verbo haver – Pretérito imperfeito do subjuntivo:
(Se eu) houvesse
(Se tu) houvesses
(Se ele) houvesse
(Se nós) houvéssemos
(Se vós) houvésseis
(Se eles) houvessem

O verbo haver tem particulares quanto ao seu uso e conjugação. Quando atua como verbo auxiliar em locuções verbais com o sentido de ter, é conjugado em todas as pessoas verbais. Quando atua como verbo impessoal, sinônimo de existir, não tem sujeito, e é sempre conjugado na 3.ª pessoa do singular.

Veja também: haja ou hajam.