Ilegível ou elegível

As palavras ilegível e elegível estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa.

Ilegível e elegível são palavras corretas e pertencentes ao vocabulário da língua portuguesa. Contudo, embora sejam escritas de maneiras bastante semelhantes, ambas as palavras têm significados próprios e distintos.

Ilegível

A palavra ilegível é um adjetivo de dois gêneros, isto é, apesenta a mesma forma no masculino e no feminino. Ilegível deriva da palavra legível, que designa aquilo que, pela clareza e nitidez caligráfica, se pode ler com facilidade. Designa também aquilo que merece ser lido. Na formação de ilegível acrescentou-se o prefixo -i à palavra legível. -I é um prefixo latino que apresenta uma ideia de negação e de contrariedade, assim ilegível significa algo que não se pode ler ou que é de difícil leitura.

Exemplos com ilegível

  • Sua redação está ilegível, tente melhorar a sua letra.
  • O livro é muito antigo e as páginas estão ilegíveis.

Elegível

Elegível também é um adjetivo de dois gêneros. Diferentemente de ilegível, a formação da palavra elegível não se deu pela derivação prefixal. A palavra elegível deriva do latim elegibilis e caracteriza aquele que é eletivo, votável, selecionável e optativo. Assim, designa aquele ou aquela que está apto para concorrer ou fazer parte de um processo eleitoral. Por ser derivada do latim elegibilis, a palavra mantém a escrita com a letra e, assim como o verbo eleger e seus cognatos.

Exemplos com elegível

  • Segundo as leis federais, este candidato não é elegível.
  • Só será considerado elegível aqueles que possuírem o título de mestre.
  • Vocês não serão elegíveis para um cargo mais alto na empresa.