Impeça ou impessa

A forma correta da palavra é impeça, escrita com ç.

A forma correta de escrita da palavra é impeça, com ç. A palavra impessa não existe na ortografia da língua portuguesa e não deve ser utilizada.

Impeça

A palavra impeça corresponde ao verbo impedir quando conjugado na primeira ou terceira pessoa do singular do tempo presente no modo subjuntivo. Também corresponde ao verbo quando conjugado no modo imperativo afirmativo.

O verbo impedir é comumente utilizado com o sentido de indicar o ato de interromper ou atrapalhar uma atividade em andamento, é sinônimo de não permitir. Também pode assumir o significado de prender alguém pelos pés.

Impedir é um verbo irregular, isto é, possui alteração em seu radical quando conjugado em determinados tempos e pessoas verbais. O modo subjuntivo do verbo é utilizado para indicar incerteza ou dúvida sobre a ação enunciada, bem como para indicar a probabilidade de algo ocorrer. O modo imperativo, por sua vez, deve ser empregado para expressar uma ordem, um pedido ou um conselho.

Exemplos com impeça

  • Caso eu o impeça de ir você ficará me devendo um favor.
  • Vou pedir que ele impeça a irmã de brigar por qualquer motivo.
  • Ela quer que eu impeça a realização da festa.
  • Impeça-o de sair! (imperativo)
  • Peço que você a impeça de ir embora. (pedido)
  • Impeça-lhe a passagem!

O verbo impedir, quando conjugado no presente do subjuntivo, terá as flexões em quaisquer pessoas gramaticais escritas com cê-cedilha:

    (que eu) impeça
    (que tu) impeças
    (que ele) impeça
    (que nós) impeçamos
    (que vós) impeçais
    (que eles) impeçam