Plural de guarda-sol

O plural é guarda-sóis.

A forma plural da palavra é guarda-sol é guarda-sóis. O substantivo guarda-sol designa um modelo de guarda-chuva em grande formato, geralmente. fixado ao solo, a mesas ou em uma armação especial e que serve de proteção contra o sol.

Exemplos

  • Vamos colocar três guarda-sóis em torno da piscina.
  • Aquela praia não tem guarda-sóis, temos que levar os nossos.
  • Estou vendendo dois guarda-sóis pelo preço de um.

Formação do plural

Na língua portuguesa há dois números gramaticais, sendo eles o singular e o plural. O singular se refere a só um ser e o plural se refere a dois ou mais seres.

A regra geral de formação do plural postula que basta acrescentar a letra s à palavra no singular: casa – casas; escola – escolas etc. Contudo, as palavras compostas têm algumas regras para a formação de seus respectivos plurais.

Plural de palavras compostas

As palavras compostas são aquelas formadas por mais de um radical, isto é, por mais de uma palavra. As regras de formação do plural dessas palavras variam de acordo com a classe gramatical dos radicais formadores da palavra, de modo que pode ocorrer a flexão dos dois elementos que formam a palavra, a flexão apenas do primeiro ou segundo elemento ou ainda a não flexão dos elementos.

No caso de guarda-sol temos uma palavra composta por um radical verbal (guarda) e por um radical substantivo (sol).

Plural de compostos: verbo + substantivo

Em compostos formados por verbo e substantivo, apenas o segundo elemento recebe a marca de plural, assim:

  • guarda-chuva – guarda-chuvas;
  • guarda-sol – guarda-sóis;
  • beija-flor – beija-flores;