Infarto ou enfarte

As palavras infarto e enfarte estão corretas, elas serão diferenciadas pelo contexto de uso.

As palavras infarto e enfarte estão corretas do ponto de vista gramatical e existem na ortografia da língua portuguesa. O que as distingue são os seus respectivos significados e os contextos em que devem ser utilizadas.

Ambas palavras podem ser utilizadas para designar uma lesão causada pela parada da circulação arterial. São palavras sinônimas de obstrução ou entupimento.

Apesar disso, há alguns divergências entre os estudiosos da língua portuguesa e alguns afirmam que essas palavras devem ser utilizadas em contexto diferentes.

Infarto

A palavra infarto é classificada como um substantivo e deve ser utilizada somente para indicar uma lesão física nas artérias, causada pela parada de circulação arterial.

Exemplos com infarto

  • Carlos teve um infarto do miocárdio e faleceu hoje de manhã.
  • A paciente ainda está se recuperando do infarto que sofreu.

Enfarte

A palavra enfarte, por sua vez, deverá ser utilizada para indicar que alguém está farto de alguma coisa. Nesse caso, a palavra estará qualificando algo.

Exemplos com enfarte

  • Comi muito durante o almoço e agora sinto-me enfarte.
  • Sempre que tomo açaí fico enfarte.

Embora não haja um consenso entre os estudiosos da língua portuguesa sobre o uso da palavra enfarte, deve-se evitar usá-la para indicar lesão física e restringir seu uso apenas para contextos como os exemplificados acima.