Interro ou enterro

A palavra correta é enterro. A grafia interro está errada e não deve ser usada.

A forma correta de escrita da palavra é enterro. A grafia interro está ortograficamente incorreta e não deve ser utilizada na língua portuguesa. Enterro pode ser um substantivo ou uma forma conjugada do verbo enterrar.

Enterro

Enterro é uma palavra classificada morfologicamente como um substantivo masculino cujo significado designa a ação de sepultar, isto é, enterrar e inumar. De maneira análoga, designa o conjunto de atos formais e solenes que precedem o sepultamento. Como substantivo, a palavra é pronunciada com o e da segunda sílaba fechado (en-têr-ro).

A palavra enterro é também o verbo enterrar conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo (eu enterro). O verbo enterrar indica, principalmente, o ato de pôr debaixo de terra e de sepultar um defunto num túmulo. Outros significados possíveis são: o ato de provocar a morte de alguém, de enfiar de forma profunda, de acabar com alguma coisa etc. Como substantivo, a palavra é pronunciada com o e da segunda sílaba aberto (en-tér-ro).

Exemplos com enterro

  • O enterro será amanhã às três horas da tarde. (substantivo)
  • As solenidades do enterro foram muito bonitas. (substantivo)
  • Infelizmente, hoje eu enterro a minha avó. (verbo)
  • Eu enterro vários brinquedos no quintal para o meu cachorro cavar. (verbo)