Intervimos ou interviemos

As duas formas estão corretas, mas não são sinônimas. Intervimos corresponde à conjugação na 1.ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo intervir. Interviemos corresponde à 1.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo intervir.

As duas formas existem e estão corretas. Intervimos e interviemos, no entanto, correspondem a diferentes conjugações do verbo intervir e devem ser usadas em contextos diferentes.

Intervimos e interviemos

Intervimos corresponde à conjugação na 1.ª pessoa do plural do presente do indicativo do verbo intervir (nós intervimos). Interviemos corresponde à 1.ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo intervir (nós interviemos). O verbo intervir é derivado de vir, e deve ser conjugado como ele. O presente do indicativo refere-se às ações que acontecem no exato momento em que se enuncia. O pretérito perfeito do indicativo indica que o evento se deu no passado e não foi contínuo.

Intervir significa, principalmente, entrar num processo de modo a modificar o seu desenvolvimento. Nesse sentido, é sinônimo de interceder e intrometer-se, entre outras. Intervir também pode se referir à forma acidental como algo acontece, tendo aí o mesmo sentido de sobrevir. por fim, intervir também pode conter o sentido de se fazer presente, testemunhar um evento.

Exemplos com intervimos

  • “Nós intervimos na educação dos nossos filhos sempre que achamos necessário”, disseram os pais.
  • Nossos adversários não entendem que intervimos apenas para solucionar os conflitos.
  • Quando nós intervimos, eles não intervêm, e a reunião é sempre cancelada.

Exemplos com interviemos

  • “Nós interviemos no conflito e por isso tudo acabou bem”, disse o secretário.
  • Nós interviemos à reunião, mas o diretor não pôde intervir.