Intervir ou intervier

Intervir e intervier são formas corretas do verbo intervir.

As palavras intervir e intervier estão corretas e existem na língua portuguesa. São formas conjugadas diferentes do verbo intervir e devem ser utilizadas em situações distintas. O verbo intervir designa o ato de interferir, interceder, participar, intrometer-se, assistir, entre outros.

Intervir é a forma do verbo no infinitivo impessoal.
Intervier é a forma conjugada da 1.ª ou da 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo.

Veja também: dispor e dispuser.

Intervir

Intervir é a forma infinitiva do verbo. O infinitivo é uma das formas nominais dos verbos, assim como o gerúndio e o particípio. Tais formas são assim chamadas por não poderem exprimir por si nem o tempo nem o modo verbal, estando esses valores sempre em dependência do contexto, aproximando-se, assim, dos substantivos.

O infinitivo é muito utilizado na língua portuguesa, principalmente o infinitivo impessoal. Essa forma nominal denota um sentido genérico ou indefinido, isto é, não relaciona o verbo com nenhuma pessoa gramatical e denota apenas o processo verbal. Também é usado quando o verbo tiver regência de uma preposição e em locuções verbais.

Exemplos com intervir

  • Será preciso intervir para que a confusão acabe. (infinitivo impessoal)
  • Ele foi obrigado a intervir no caso. (frase com preposição)
  • Não vou conseguir intervir a tempo. (locução verbal)

Intervier

Intervier é o verbo intervir conjugado na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do futuro do subjuntivo. O subjuntivo é o modo verbal utilizado para tratar de possibilidades e hipóteses e o futuro do subjuntivo expressa a eventualidade de algo acontecer em um tempo posterior ao do discurso. Assim, antes da forma intervier sempre haverá a presença de uma conjunção (normalmente se e quando).

Exemplos com intervier

  • Quando ele intervier a confusão acabará.
  • Tenho certeza que se eu intervier consigo resolver o problema.
  • Se ela não intervier imediatamente, seremos todos presos.