Locutor ou interlocutor
Os dois substantivos masculinos existem na língua portuguesa e podem ser usados sem prejuízo de sentido, contudo, os significados são diferentes, por isso, é necessário saber com exatidão em que situações aplicar um ou outro.
Locutor
Locutor é o nome dado à pessoa que fala, ao falante de uma mensagem, a quem produz a fala. Do latim locutore (com o significado de aquele que fala), originado do substantivo latino loqui (conversa), a palavra locutor é bastante utilizada em contextos de comunicação.
Exemplos com locutor
- O locutor do programa do rádio foi demitido por não saber pronunciar as palavras corretamente.
- Odeio assistir aos jogos de futebol com este locutor. Ele grita demais.
- Precisamos contratar dois novos locutores para o programa.
- A nova locutora do show tem uma voz lindíssima.
No contexto específico da comunicação, o locutor executa o papel de emissor, ou seja, aquele que produz e transmite a mensagem a outra pessoa.
Interlocutor
Interlocutor, também substantivo derivado do latim locutore, mas com a ocorrência de derivação prefixal, tendo sido acrescentado o prefixo –inter, faz referência à pessoa com quem se conversa, ao ouvinte.
Exemplos com interlocutor
- Os interlocutores da última palestra motivacional não pareciam muito entusiasmados com o palestrante.
- O treinamento foi tão proveitoso que todos os interlocutores participaram ativamente das discussões propostas.
- Para que haja efetividade no processo comunicativo, é imprescindível haver um locutor, um interlocutor e uma mensagem.
- Não houve possibilidade de acordo, já que os interlocutores não se propuseram a ouvir as propostas.
O prefixo –inter é usado para expressar interação, ligação entre duas ou mais partes, por isso, no contexto da comunicação, dizemos que há união e interação entre locutor (emissor- quem fala) e interlocutor (ouvinte- quem ouve) em torno de uma mensagem a ser transmitida e compreendida. Sem tal interação, o processo comunicativo é impossível.