Modéstia à parte ou modesta parte
Na língua portuguesa, admitem-se enquanto versões corretas ambas as expressões, porém com significados e usos diferentes, a depender do sentido que o falante ou escritor da frase quer dar ao contexto.
Modéstia à parte
O termo modéstia à parte, formado pelo substantivo feminino modéstia e pela locução adverbial (duas ou mais palavras juntas constituindo um único sentido e com função de advérbio) à parte, é a versão mais conhecida do nativo do idioma português.
Podendo aparecer em qualquer parte da frase, mas sendo mais comum ao início ou final, a expressão modéstia à parte tem o sentido de desconsiderar a humildade, deixar de lado a despretensão, demonstrando orgulho a respeito de algo e enfatizando qualidades (normalmente pessoais) com vaidade. Observe os próximos exemplos:
Exemplos com modéstia à parte
- Modéstia à parte, meu macarrão ficou delicioso. Todos adoraram.
- Sou o melhor funcionário deste escritório, modéstia à parte.
- Sinceramente, modéstia à parte, o vestido fica muito melhor em mim do que em você.
Segundo as regras gramaticais da língua portuguesa, locuções adverbiais femininas, como à parte, devem sempre ser grafadas com crase, a fim de evitar confusões com relação à sua função na frase. Há diversas outras locuções adverbiais femininas craseadas, como à direita, à esquerda, à noite, à tarde, entre outras.
Modesta parte
Já modesta parte é formada pelo adjetivo modesta, referenciando-se a aquilo ou a quem tem modéstia, e parte, substantivo feminino. Ao se juntarem, adjetivo e substantivo constituem o significado de parte, parcela humilde, simples.
Exemplos com modesta parte
Veja a aplicação em orações:
- Após a morte do pai, a herança foi dividida entre os filhos. Cada herdeiro recebeu uma modesta parte do patrimônio da família.
- É importante que todos contribuam com a causa, mesmo que com uma modesta parte.
- A família comprou uma nova casa. Por ser simples, cada membro precisou dividir uma modesta parte do imóvel com outra pessoa.