Nacionalidade ou naturalidade

As duas palavras existem e estão corretas na língua portuguesa. Apesar de se parecerem muito, os significados são bem diferentes.

Nacionalidade é referente ao país onde uma pessoa nasceu. Pode também se referir a alguém que adquiriu a naturalização em determinado país.

Naturalidade faz referência ao município, cidade ou estado onde uma pessoa nasceu.

Exemplos

Se em um formulário estiver escrito para você preencher sua nacionalidade ou naturalidade, ficaria assim:

  • Nacionalidade: brasileira.
  • Naturalidade: Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

Nacionalidade

Nacionalidade tem sua origem, provavelmente, francesa: nationalité. Mas também pode ser formada pela derivação sufixal e acrescentado o sufixo idade: nacional + -idade.

O sufixo -idade se refere ao estado de algo, qualidade. Então ficaria: nacionalidade = estado do que é nacional, que significa o país de nascimento de alguma pessoa ou a sua condição de cidadania em determinado país.

Naturalidade

Naturalidade tem origem latina: naturalitate. Significa a cidade, estado, município onde uma pessoa nasceu. Por exemplo: Natal, Rio Grande do Norte e Boa Vista, Roraima.

Alguns exemplos usando a nacionalidade junto com a naturalidade:

  • Minha amiga tem nacionalidade brasileira e inglesa. Mas sua naturalidade é de Goiânia, Goiás.
  • Vanessa é natural de Pernambuco, mas ela tem nacionalidade brasileira e americana.
  • Ter nacionalidade suíça e brasileira não foi fácil. Ainda mais pra quem é natural de uma cidade no interior do Mato Grosso.

Variações culturais

Em determinados locais, ou contextos, a palavra nacionalidade também pode significar a junção de características que descreve a identidade de determinada nação. Também pode se referir a uma autonomia política ou até mesmo a um grupo étnico em uma nação qualquer.

Quanto a palavra naturalidade, pode ter também suas variações quanto ao significado. Algumas são: singelo, simplicidade, ser natural, ser autêntico.