Pago ou pagado
As palavras pago e pagado estão corretas e existem na língua portuguesa. Ambas são formas verbais do verbo pagar e, embora possuam o mesmo significado, são utilizadas em contextos diferentes em função do tempo verbal em que se encontra a frase.
O verbo pagar designa o ato de dar certa remuneração em troca de um serviço feito, sendo sinônimo de gratificar ou recompensar. Também indica a ação de sofrer um castigo por falta cometida.
Pago
A palavra pago corresponde ao verbo pagar quando conjugado na primeira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo. Desse modo, utilizamos a forma pago quando desejamos nos referir a uma ação que está situada no tempo presente.
Exemplos com pago
- Tenho pago minhas dívidas em dia.
- Hoje eu pago a conta de luz.
- Eu não pago a faculdade para você não se dedicar aos estudos!
- Agora eu pago todo o mal que fiz durante a minha vida.
Pagado
A palavra pagado corresponde a forma nominal do particípio passado do verbo pagar. O particípio passado dos verbos apresenta o resultado do processo verbal, isto é, apresenta uma ação que foi concluída no tempo passado. Normalmente, o particípio passado dos verbos será utilizado em locuções verbais, para a formação de tempos compostos.
Sendo assim, utiliza-se o particípio quando deseja-se situar uma ação no tempo passado, isto é, num tempo anterior ao momento da fala.
Exemplos com pagado
- Tinha certeza que já havia te pagado.
- Ela já havia pagado a blusa.
- Achei que você já tinha pagado todos os móveis.