Paizinho ou paisinho
As palavras paizinho e paisinho estão corretas e existem na ortografia da língua portuguesa. Contudo, são palavras de significados diferentes uma vez que são formas diminutivas de substantivos distintos: paizinho é o diminutivo de pai, e paisinho é o diminutivo de país.
Paizinho
Paizinho é um substantivo masculino diminutivo. Os substantivos possuem dois graus: o aumentativo e o diminutivo. Esse graus são formados pela inserção de um sufixo nominal na palavra: pai + zinho = paizinho. -Zinho é um dos vários sufixos que podem indicar o grau diminutivo de uma palavra. O grau diminutivo dos substantivos indica diminuição e pequenez, mas pode transmitir também uma ideia de carinho, com grande valor afetivo, ou uma ideia de menosprezo, de troça.
Exemplos com paizinho
- Gosto muito do meu paizinho.
- Paizinho, como está a sua saúde?
Paisinho
Paisinho também é um substantivo masculino diminutivo. Nesse caso, foi inserido à palavra país o sufixo -inho. Enquanto o sufixo -zinho se liga às próprias palavras, o sufixo -inho se liga ao radical das palavras. A pronúncia de paisinho é diferente da pronúncia de paizinho:
Em paizinho há um ditongo: pai-zi-nho.
Em paisinho há um hiato: pa-i-si-nho.
Exemplos com paisinho
- Quero viver em um distante paisinho da Europa.
- Preciso me mudar deste paisinho!