Pasteis ou pastéis
As palavras pasteis e pastéis estão corretas e existem na língua portuguesa. Contudo, possuem significados diferentes e são utilizadas de modos distintos. Quando desejamos nos referir ao plural da palavra pastel o correto é pastéis. Pasteis é uma das formas do verbo pastar.
Pastéis
A palavra pastéis é o plural do substantivo pastel. Pastel refere-se a um alimento feio com massa de farinha de trigo que se frita ou assa. De modo informal, pode caracterizar uma pessoa como lerda ou pateta. Na área das artes gráficas, refere-se a um tipo de lápis utilizado em pinturas e a um processo de pintura a seco sobre tela, papel, pergaminho etc. de cores inalteráveis, luminosas e fundíveis, muito empregado em paisagens e retratos. Quando refere-se a cores, a palavra pastéis caracteriza tonalidades como claras e suaves.
Exemplos com pastéis
- Vou querer três pastéis de queijo e um de frango.
- Gosto muito de pastéis assados.
- Esses moços são uns pastéis!
- Ganhei um retrato feito em pastéis.
- As pinturas pastéis de Guignard são belíssimas!
- Gosto muito de tons pastéis.
Pasteis
A palavra pasteis, embora seja menos utilizada, também existe na língua portuguesa. Ela corresponde ao verbo pastar quando conjugado na 2ª pessoa do plural do tempo presente no modo subjuntivo. Pastar designa o ato (dos animais) de comer erva ou vegetação rasteira. De maneira figurada, indica a ação de passear pelos campos abertos da natureza.
Exemplos com pasteis
- Desejo que vós pasteis felizmente pelos campos do vale.
- Caso vós pasteis eu irei junto!