Peça ou pessa

A forma correta é peça. A grafia com ss está incorreta.

A palavra correta é a expressão peça, grafada com o c cedilhado. O termo pessa, escrito com o dígrafo ss, está incorreto e em desacordo com a ortografia da língua portuguesa.

A expressão peça pode ser classificada de duas formas diferentes na língua quanto à morfologia da palavra, podendo assumir papel de substantivo ou verbo em uma frase.

No primeiro caso, a palavra é classificada como um substantivo do gênero feminino cujo significado indica a parte de algo, podendo ser um exemplar ou fragmento de algum objeto.

No segundo caso, temos a palavra peça classificada como uma das formas verbais do verbo pedir.

A forma verbal peça é encontrada quando conjugamos o verbo pedir na terceira pessoa do singular no modo imperativo ou na primeira ou terceira pessoa do singular no tempo presente do subjuntivo.

O verbo pedir não possui uma conjugação de formas fixas. Devido a isso, é classificado como um verbo irregular e apresenta alterações no radical quando é flexionado em algumas pessoas e tempos verbais específicos. Observe:

Eu peço
Tu pedes
Ele pede
Nós pedimos
Vós pedis
Eles pedem

A conjugação do verbo aconteceu em todas as pessoas do tempo presente do indicativo e mostra de forma clara que na primeira pessoa ocorre alteração no radical do verbo. O mesmo acontece em outros tempos.

Exemplos com peça classificado como substantivo

  • A peça que encomendei chegará semana que vem.
  • Troquei uma peça do meu computador, mas ele continua com defeito.

Exemplos com peça classificado como verbo

  • Espero que ele peça autorização aos pais para fazer a viagem.
  • Quero que você me peça desculpas!