Perspectiva ou perspetiva

O correto é perspectiva. Perspectiva ou perspetiva é uma forma particular de observar, de perceber algo, uma técnica das artes visuais, entre outros significados.

As duas formas existem e podem ser usadas. Perspectiva e perspetiva possuem os mesmos significados e os mesmos usos, embora perspectiva seja a forma mais usada no Brasil, e perspetiva a única forma usada em Portugal.

Perspectiva e perspetiva

Perspectiva e perspetiva são substantivos femininos e formas conjugadas dos verbos perspectivar e perspetivar, respectivamente. Perspectiva é a forma mais usada e aceita socialmente no Brasil. A confusão na grafia advém do fato de o Novo Acordo Ortográfico ter abolido algumas consoantes mudas. Entretanto, aquelas abolidas foram apenas as que não eram pronunciadas pelos falantes em geral, o que não é o caso de perspectiva. Perspetiva é a forma usada em Portugal.

Como substantivo, perspectiva e perspetiva significam, sobretudo, ponto de vista, forma ou ponto de onde se observa, se percebe algo. Outro uso bem comum de perspectiva e perspetiva é como uma técnica das artes visuais, de representação de objetos num espaço seguindo a projeção de linhas na direção de um centro comum. Perspectiva e perspetiva podem, ainda, significar aparência externa e esperança, expectativa.

Como verbos, perspectiva e perspetiva correspondem à 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele perspectiva, ela perspetiva) e à 2.ª pessoa do singular do imperativo afirmativo (perspectiva tu, perspetiva tu).

Exemplos com perspectiva e perspetiva

  • Na minha perspectiva, tudo deu errado.
  • Da Vinci usava a perspectiva como nenhum outro.
  • Não alimente grandes perspectivas.
  • A perspectiva inicial é de que a estrutura foi danificada.