Plural de gol
A forma plural mais usada para a palavra gol é gols. No entanto, as formas gois e goles podem ser usadas. O substantivo gol designa o espaço, em certos esportes, especialmente no futebol, que deve ser penetrado pela bola, ou outro objeto que o esporte utilize, para se configurar um ponto. Designa também o momento em que tal espaço é penetrado.
Exemplos
- Vencemos com dois gols do nosso atacante.
- Os gols do estádio precisam ser reformados.
- Vencemos com dois gois do nosso atacante.
- Os gois do estádio precisam ser reformados.
- Vencemos com dois goles do nosso atacante.
- Os goles do estádio precisam ser reformados.
Formação do plural
No caso de substantivos terminados por -al, -el, -ol e -ul, a regra geral de formação do plural é substituir o l e acrescentar -is. A palavra gol admite esta possibilidade.
- gol – gois;
- sol – sóis;
- aluguel – aluguéis;
- azul – azuis.
Plural com -es
A palavra gol, no entanto, admite ainda outra possibilidade de formação do plural. Essa possibilidade também se aplica a outras palavras terminadas por l, especialmente as terminadas em -il. No caso em que o plural de gol recebe -es, há a possibilidade de acontecer assimilação com a forma golo, que é o aportuguesamento para o inglês goal usado em Portugal. O plural de golo é goles.
- gol – goles;
- til – tiles;
- cônsul – cônsules;
- mal – males.
A forma consagrada
A forma mais usada de plural para gol, no entanto, é gols. Essa forma não segue as regras gramaticais do português e procura imitar o plural do original em inglês (goal – goals). Ela é a forma consagrada pelos falantes.