Plural de mau-caráter
A forma plural da palavra mau-caráter é maus-caracteres. O substantivo ou adjetivo mau-caráter designa aquele que possui um caráter ruim, prejudicial, que não é confiável, que não é honesto.
Veja também: mau-caráter ou mal-caráter?
Exemplos com maus-caracteres
- Este partido está cheio de maus-caracteres.
- Graças a Deus meu filhos não são maus-caracteres.
- Aqueles maus-caracteres tiveram a audácia de me ofender.
Formação do plural
As palavras compostas são aquelas formadas por mais de um radical, isto é, por mais de uma palavra. Esse é o caso da palavra da palavra guarda-chuva. As regras de formação do plural dessas palavras variam de acordo com a classe gramatical dos radicais formadores da palavra.
No caso de guarda-sol temos uma palavra composta por um radical adjetivo (mau) e por um radical substantivo (caráter), ou seja, dois termos variáveis. Quando a palavra composta é formada por duas palavras variáveis (substantivos, verbos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais), ambas as palavras vão para o plural. Exemplos:
- maus-caracteres;
- ares-condicionados;
- mãos-bobas;
- segundas-feiras;
- …
No caso de mau caráter, o adjetivo mau é flexionado para maus. Já o termo caráter, por ser um substantivo terminado em -r, sofre a adição de -es à sua forma singular. Além disso, é também adicionada uma letra c muda, que deriva do étimo latino para a palavra (character). Por fim, a sílaba tônica deixa de ser a segunda (-rác-) e passa a ser a terceira (-te-).