Sucesso ou suscesso

A forma correta de escrita é sucesso. A palavra suscesso está incorreta e, portanto, não deve ser utilizada.

A palavra que está escrita corretamente é o termo sucesso. A expressão suscesso, grafada com o acréscimo da letra s na primeira sílaba, está escrita incorretamente.

Sucesso é uma palavra originária do latim e deverá ser grafada com s inicial, mas sem o acréscimo da letra s após a letra u. É geralmente classificada como substantivo do gênero masculino quando estamos nos referindo a um fato acontecido. Seu sentido está relacionado com outras expressões que apresentam o mesmo significado, como aquilo que resulta em um fato obtido de forma favorável ou algo exitoso.

Podem ser utilizados como sinônimas da palavra sucesso, os termos êxito ou consecução, que apresentam o mesmo significado da palavra sucesso, ou seja, aquilo que apresenta um resultado próspero ou favorável.

Na maioria das vezes, esse é o sentido que a maior parte dos falantes utiliza quando usam a palavra sucesso no processo de comunicação.

Exemplos de sucesso

  • Carlos obteve sucesso com a realização do trabalho.
  • O comerciante não conseguiu realizar a abertura da nova loja com o sucesso que esperava.

A gramática da língua portuguesa orienta a grafia da palavra sucesso e não suscesso. Esse erro é muito comum entre os falantes do português, pois sua pronúncia pode sugerir a existência da letra s após a letra u na sílaba inicial.

Dessa forma, devemos ficar atentos às regras oficiais de ortografia das palavras, pois nem sempre pronúncia e ortografia são condizentes, podendo ocorrer diferenças quanto ao som produzido na fala e o que é permitido pela ortografia oficial.

É importante observar também os casos em que os falantes da língua portuguesa também escrevem os termos sussesso e suceso, estando as duas formas também grafadas incorretamente.