Torço ou torso
As palavras torço e torso estão corretas e existem na língua portuguesa, contudo elas possuem significados diferentes. Elas serão utilizadas de acordo com o sentido que se deseja produzir.
Torço
A palavra torço, escrita com ç, é classificada como um verbo cujo significado designa o ato de pegar as duas pontas de alguma coisa e virar cada uma delas em direções opostas. Também pode ter o significado de indicar o deslocamento de uma articulação, sendo sinônimo de luxação.
A forma torço corresponde ao verbo torcer conjugado na primeira pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo.
O verbo torcer ainda é utilizado para referir-se ao ato de contar algo de maneira diferente da que aconteceu, sendo sinônimo de alteração ou distorção. Mais comumente, é empregado para indicar o desejo pelo sucesso ou fracasso de algo, bem como indicar a condição de ser simpatizando de um time ou uma equipe.
Exemplos com torço
- Você enxágua as roupas e eu torço.
- Se eu torço o meu braço vou ao hospital.
- Ele contou a história, mas torceu tudo.
- Eu torço muito pelo seu sucesso!
- Talvez ele torça por mim.
- Torço para que a festa seja um fracasso.
- Torço para o Corinthians desde criança.
O verbo torcer apresentará conjugações escritas com ç quando for conjugado: na primeira pessoa do singular do presente do indicativo; em todas as pessoas do presente do subjuntivo; nas segunda e terceira pessoas do singular do imperativo afirmativo e na terceira pessoa do plural do imperativo afirmativo; em todas as pessoas do imperativo negativo.
Torso
A palavra torso, escrita com a letra s, é classificada como um substantivo masculino. Esse substantivo é muito utilizado no campo da anatomia e designa a parte do corpo entre o pescoço e a parte superior das coxas, ou seja, o tronco. Indica o busto de uma pessoa ou de uma estátua.
Exemplos com torso
- Pessoas com escoliose costumam ter o torso desalinhado.
- Quebraram o torso da estátua.
- Preciso da medida do seu torso para fazer a camisa.
- O torso das crianças é frágil.