Transpor ou transpuser
As duas formas existem e podem ser usadas. Transpor e transpuser, no entanto, correspondem a duas formas verbais distintas e devem ser usadas em contextos distintos.
Transpor
Transpor está no infinitivo impessoal. Deve ser usado nas situações que o verbo não deve concordar com nenhum gênero, modo ou tempo verbal. Costuma ser usado em locuções verbais, nas quais o primeiro flexiona segundo os elementos da oração e o segundo verbo permanece no infinitivo impessoal.
Transpor significa, principalmente, ir além de um limite, ultrapassar um limite, uma fronteira. Transpor é também muito usado no sentido de mover de um local para outro, de um contexto para outro ou de uma época para outra.
Exemplos com transpor
- O plano do governo é transpor o Rio São Francisco para o Nordeste.
- Procure transpor esta planta para o outro vaso.
- Ele conseguiu transpor todos os limites éticos.
Transpuser
Transpuser corresponde à conjugação do verbo transpor na 1.ª e na 3.ª pessoas do singular do futuro do subjuntivo (se eu transpuser, se ele transpuser). É usado, portanto, numa situação em que o falante conjectura sobre o futuro a partir de uma ação (no caso, uma transposição) que pode ou não ser tomada.
O verbo transpor segue uma conjugação semelhante ao verbo por, do qual ele deriva. Desse modo, assim como temos puser no futuro do subjuntivo, temos transpuser no futuro do subjuntivo.
Exemplos com transpuser
- Se o governo transpuser o rio, o problema da seca será amenizado.
- Se você transpuser esta planta para o vaso, ela crescerá mais.
- Se ele transpuser todos os limites éticos, nada poderá salvá-lo.