Troféus ou troféis

A forma correta da palavra é troféus, a grafia troféis não existe na língua portuguesa.

A forma correta de escrita da palavra é troféus. A forma troféis está incorreta e não existe na ortografia da língua portuguesa e não deve, portanto, ser utilizada em situações de comunicação formal.

Troféus

A palavra troféus é classificada como um substantivo masculino e representa a forma pluralizada da palavra troféu. Na língua portuguesa, os substantivos podem apresentar duas flexões de número: o singular e o plural.

Os substantivos são flexionados no singular quando designam um ser único ou um conjunto de seres considerados como um todo (substantivos coletivos). Quando estão flexionados no plural, os substantivos designam mais de um ser ou mais de um conjunto orgânico.

A regra geral para a formação do plural indica que o plural dos substantivos terminados em vogal ou em ditongo (encontro de duas vogais) forma-se acrescentando-se a letra -s ao singular: boné – bonés; cipó – cipós; céu – céus; chapéu – chapéus; troféu – troféus.

Como a palavra troféu é um substantivo terminado em ditongo (éu) basta acrescentar a letra s para colocá-la na forma plural.

A palavra troféu designa qualquer objeto que se expõe em público em comemoração de uma vitória.

Exemplos com troféus

  • Tenho muitos troféus de destaque acadêmico.
  • Você sabe quantos troféus o seu time já ganhou?
  • Vou ganhar dois troféus pelo meu desempenho no jogo.
  • Ter troféus não significa necessariamente que se é bom em algo.