Trouxe ou trousse

A forma correta de escrever é trouxe. Trousse, com ss, está incorreta.

A forma correta de escrever a palavra é trouxe, com x e não com ss. A palavra trouxe é uma das formas verbais oriundas da flexão do verbo trazer e é conjugada na primeira pessoa do pretérito perfeito do indicativo.

Já o termo trousse não é uma palavra que faz parte da língua portuguesa e, portanto, está incorreta. Esse termo nada mais é do que a escrita incorreta da palavra trouxe.

Exemplos

  • Minha amiga trouxe muitos presentes da viagem que fez nas férias.
  • Eu trouxe torta de frango para o lanche coletivo.
  • A escolha realizada pelo chefe trouxe graves consequências para a empresa.

Deveremos utilizar a palavra trouxe quando estivermos flexionando o verbo trazer no pretérito perfeito do modo indicativo. Basicamente podemos conjugar esse verbo na primeira e terceira pessoa do singular.

Essa forma verbal apresenta diferentes significados, podendo apresentar o mesmo sentido de algo que é transportando ou levado. Também pode fazer referência ao ato de encaminhar ou conduzir algo ou alguém.

Quanto a palavra trousse, já dissemos que ela não faz parte do vocabulário português, mas é um vocábulo de origem francesa que tem como significado uma peça do vestuário masculino (cuecas).

Por essa razão, a sua utilização na língua portuguesa está incorreta e não deve substituir a palavra trouxe. Os falantes costumam errar a escrita da palavra trouxe, trocando o X pelo SS em razão da pronúncia da palavra, pois o X neste caso possui som de dois S.