Usuário ou usurário

As duas formas existem, mas não são sinônimas. Usuário é aquele que usa um serviço, uma ferramenta, um produto. Usurário é aquele que pratica usura, agiotagem, ganância, avareza.

As duas formas existem e podem ser usadas. Usuário e usurário, no entanto, têm significados diferentes e devem ser usadas em contextos diferentes.

Usuário

Usuário é um substantivo e um adjetivo, derivado do latim usuarius. Nota-se que boa da grafia foi preservada, alterando-se apenas a terminação -us para -o, além do acréscimo do acento agudo para destacar a sílaba tônica.

Usuário é, basicamente, aquele que usa, que faz uso de alguma ferramenta, recurso, benefício, etc. É muito usado na informática para denominar aquele que um serviço informático, um site, por exemplo. Também é muito comum usar a palavra usuário para denominar aqueles que fazem uso de entorpecentes, de drogas ilícitas.

Exemplos com usuário

  • Nosso programa atende mais de mil usuários atualmente.
  • Sou usuário desse serviço há mais de 10 anos.
  • O número de usuários de heroína cresce todos os anos.

Usurário

Usurário é um adjetivo e substantivo, derivado do latim usurarius. Usurário é aquele que pratica usura, que é a cobrança de juros, geralmente bem altos, por empréstimos, investimentos financeiros. Nesse sentido, usurário é sinônimo de agiota, prestamista, especulador.

Usurário também pode ser usado como sinônimo de ganancioso, avarento, ambicioso.

Exemplos com usurário

  • Usurários eram considerados pecadores na Idade Média.
  • Ele é o maior usurário que eu conheço.
  • Não seja usurário, não se apegue ao dinheiro.