Vale a pena ou vale à pena

A forma correta é vale a pena, sem o uso da crase.

A escrita correta para este caso é o uso da expressão vale a pena. Portanto, não se usa essa expressão com o acréscimo do acento que indica crase. Caso você encontre a expressão vale à pena, considere-a completamente incorreta.

A expressão vale a pena é geralmente utilizada quando queremos ou temos intenção de expressar que algo merece o sacrifício de quem está realizando uma determinada situação. Indica em muitos casos que aquilo que foi realizado terá um final positivo para quem o realizou.

Nós utilizamos o acento indicativo da crase na língua portuguesa quando ocorre a junção da vogal a, sendo uma preposição e um artigo. Esse fenômeno é denominado de contração da letra a.

No caso da expressão vale a pena não encontramos a ocorrência da crase porque a palavra vale é uma das formas verbais do verbo valer e, portanto, não exige uso da preposição a. Neste exemplo, o uso será apenas do artigo a.

Uma estratégia para sabermos se teremos que usar ou não a crase é fazer a substituição da palavra feminina por outra que seja masculina. Ao fazer isso iremos verificar se ocorre ou não o uso da preposição contraída com o artigo A. Caso isso não ocorra, não é necessário o uso da crase.

Em relação a expressão vale a pena, podemos substituir a expressão por outra equivalente como: Vale o sacrifício. Observe que não ocorre a contração das vogais a.

Exemplos com vale a pena

  • Carlos disse que vale a pena fazer um projeto para a criação da empresa.
  • Não vale a pena brigar com quem não quer nada da vida.
  • Será que vale a pena continuarmos no grupo?