Voo ou Vôo

A maneira correta é escrever voo sem o acento circunflexo.

A palavra escrita corretamente é o termo voo, grafada sem o uso do acento circunflexo. As pessoas fazem confusão com a escrita dessa palavra porque a palavra era escrita com a utilização do acento na primeira letra o.

Entretanto, com a implantação do Novo Acordo Ortográfico, a palavra voo perdeu o acento e a expressão vôo passou a ser considerada incorreta.

Podemos perceber que o acento não poderá ser utilizado nem quando estamos nos referindo ao verbo voo ou quando falamos do substantivo o voo.

A palavra voo pode ser classificada em duas classes gramaticais diferentes. Podemos classifica-la como substantivo do gênero masculino quando esta palavra faz referência ao ato de voar, referindo especificamente ao deslocamento aéreo realizado por algo ou alguém.

Exemplos de voo como substantivo

  • O voo para Paris sairá atrasado.
  • O voo feito pelos pássaros é estudado pelos cientistas.

A palavra voo é classificada também como verbo, já que é uma das formas verbais do verbo voar quando é conjugado no presente do modo indicativo. Essa flexão acontece na primeira pessoa do singular.

A palavra tem como significado a ação de se deslocar no ar.

Exemplos de voo como verbo

  • Eu voo para Argentina na semana que vem.

Além da palavra voo podemos encontrar outros vocábulos que também sofreram mudanças quanto ao uso do acento. Palavras como enjoo, perdoo e abençoo que anteriormente eram acentuadas como a palavra voo, também tiveram o acento circunflexo suprimidos.