Veio ou venho

Veio e venho são formas conjugadas do verbo vir, estão corretas, mas são utilizadas de formas diferentes.

As palavras veio e venho estão corretas e existem na língua portuguesa. São formas diferentes de conjugação do verbo vir. Veio está no pretérito perfeito do indicativo (ele veio); e venho está no presente do indicativo (eu venho).

O verbo vir pode assumir diferentes sentidos. O mais utilizado deles denota a ação de dirigir-se ou ser levado de um local para outro, normalmente para o lugar onde estamos ou para seus arredores. Pode também ter o sentido de indicar a razão ou motivo de algo; alcançar ou chegar ao limite de algum lugar ou de alguma coisa; a iminência de algo, entre outros.

Veja também: vier ou vinher.

Veio

Veio é a forma conjugada do verbo vir na 3.ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo (ele/ela veio). O pretérito perfeito do indicativo é utilizado para indicar uma ação que aconteceu num momento definido do passado.

Exemplos com veio

  • Ele não veio à aula ontem.
  • Ela veio conversar comigo na semana passada.
  • Você sabe se o meu irmão veio aqui?

Venho

Venho é a forma conjugada do verbo vir na 1ª pessoa do singular do tempo presente no modo indicativo (eu venho). O presente do indicativo é usado para indicar uma ação que ocorre no momento da sua narração ou uma ação habitual.

Exemplos com venho

  • Venho tomar café nesta padaria todos os dias.
  • Venho de uma pequena cidade do interior da Bahia.
  • Venho, por meio desta carta, pedir a sua colaboração no processo.