Agente ou a gente

As duas palavras estão corretas. A gente significa um aglomerado de pessoas e agente é algo ou pessoa que exerce alguma função.

Neste caso estamos diante de duas palavras escritas corretamente e que fazem parte do vocabulário da língua portuguesa. O erro de utilização dessas expressões está na confusão que a maioria dos falantes fazem quanto aos seus significados.

É preciso que fiquemos atentos a classificação dessas palavras dentro da gramática da língua portuguesa, bem como dos sentidos e situações em que deverão ser utilizadas.

Agente

A expressão agente, quando grafada sem separação pode ser classificada como substantivo e está se referindo a um indivíduo que faz alguma coisa. Essa expressão está se referindo a pessoa ou indivíduo que age ou atua em determinadas áreas, como policial e comercial, sendo utilizada como sinônimo de policial, investigador e negociador.

Exemplos com agente

  • O agente de segurança pública estava no momento do assalto e prendeu os meliantes.
  • Estudamos no quarto bimestre o agente da passiva.
  • Conheço um agente imobiliário que te ajudará a alugar um apartamento.

A gente

Já a expressão a gente, escrita de forma separada classifica-se como uma locução pronominal, formada a partir do artigo feminino a e do substantivo gente e que faz equivalência ao pronome nós, classificado como pessoal do caso reto.

De forma geral, essa locução faz referência a um aglomerado de pessoas, povos, indivíduos que se encontram juntos em um determinado espaço ou ambiente.

É preciso lembrar que a expressão a gente ainda não tem respaldo gramático dentro da língua portuguesa, portanto, é utilizada apenas de forma informal pelos falantes, uma vez que existe o pronome nós para substituí-lo formalmente.

Exemplos com a gente

  • A gente estuda para as provas e mesmo assim não consegue uma nota boa.
  • Marcela falou com a gente sobre a situação dos alunos.

Para não errarmos na escrita dessas palavras, precisamos ficar atentos a quais situações elas poderão ser utilizadas.

No caso da palavra agente, escrita junta, teremos um substantivo que faz referência a uma pessoa que trabalha na segurança pública, por exemplo.

Quando falamos da expressão a gente, grafada separada, estamos tratando de um pronome que substitui informalmente o pronome nós.

Veja também: Nós ou a gente.