Coincidência ou conhecidência

A forma correta é coincidência. Conhecidência está incorreta e não deve ser utilizada no português.

A palavra correta e que deverá ser utilizada na língua portuguesa é o vocábulo coincidência. Dessa forma, a escrita de conhecidência encontra-se incorreta e não deverá ser usada.

Essa palavra é classificada como sendo um substantivo do gênero feminino e está fazendo referência a uma série de fatos que acontecem de forma simultânea e que podem estar relacionados entre si, que apresentam algum sinal de igualdade ou que sejam fatos similares.

A palavra coincidência também estará se referindo a acontecimentos de situações que tenham um fim parecido, significando ainda ocorrência de fatos confluentes.

A formação da palavra coincidência ocorre a partir do que denominamos por derivação sufixal, onde se acrescenta a palavra coincidir. A junção entre o verbo coincidir com o sufixo -ência ajuda na construção do substantivo coincidência. Esse substantivo está se referindo ao resultado de coincidir.

Outra formação dessa palavra pode ocorrer através da derivação prefixal que, diferente da derivação sufixal, acrescenta o prefixo co- junto com o nome incidência que apresentará o mesmo significado, já descrito anteriormente.

Da mesma forma, as palavras que apresentam mesma origem do termo coincidência também deverão ser grafadas como coincidência.

Exemplos

  • Ter encontrado seu irmão foi uma coincidência enorme.
  • Existe coincidência de horário nas atividades da semana que vem.