Enxágue, enxague ou enxagúe
As formas enxágue e enxague existem e podem ser usadas. Elas são sinônimas, embora enxágue seja mais usada no Brasil. A forma enxagúe não existe e não deve ser usada.
Enxágue e enxague
Enxágue e enxague correspondem, igualmente, ao verbo enxaguar conjugado na 1.ª e na 3.ª pessoas do singular do presente do subjuntivo (que eu enxágue/enxague, que ele enxágue/enxague) e na 3.ª pessoa do singular do imperativo (enxágue você/enxague você).
Enxágue possui três sílabas, sendo a segunda a sílaba tônica: en-xá-gue. Enxague possui quatro sílabas, sendo a terceira a tônica: en-xa-gu-e. Enxágue é mais usado no Brasil, enquanto enxague é mais usado em Portugal.
No Brasil, o verbo enxaguar é conjugado com as suas formas rizotônicas com a tonicidade na sílaba a. Em Portugal, enxaguar é conjugado com a tonicidade das formas rizotônicas no u. Formas rizotônicas são aquelas em que a tonicidade está no radical da palavra.
- Brasil: que ele enxágue, eu enxáguo, ele enxágua, eles enxáguam.
- Portugal: que ele enxague, eu enxaguo, ele enxagua, eles enxaguam.
Enxágue, além de verbo, pode também ser usado como substantivo, sendo sinônimo de enxaguada. O verbo enxaguar designa, sobretudo, o ato de retirar o sabão ou detergente de uma roupa ou louça.
Exemplos com enxágue e enxague
- Que ele enxágue as suas roupas, porque eu não farei mais isso.
- Que ele enxague as suas roupas, porque eu não farei mais isso.
- Ainda que eu enxágue o dia inteiro, essa mancha não sairá.
- Ainda que eu enxague o dia inteiro, essa mancha não sairá.
- Enxágue os pratos direito!
- Enxague os pratos direito!