Extender ou estender

A forma correta é estender, com s. Extender não existe e está incorreto.

A forma correta é estender, com s. O verbo estender, que deve ser escrito sempre com o fonema s em todos os seus modos e tempos, acaba gerando certa confusão, porque seu substantivo derivado, extensão, é grafado com o fonema x, o que pode acabar ocasionando erros constantes em nossa escrita.

A palavra estender tem sua origem no vocábulo latino extendere, já significando expandir-se, porém, com a evolução da língua e com a sobreposição do latim vulgar, muito mais acessível às camadas populares e de fácil compreensão e uso, frente ao latim clássico, extremamente formal e destinado às altas classes sociais com amplo acesso aos estudos, o próprio termo extendere passou a ser estendere e chegou até nós em língua portuguesa assim, com s.

Já a palavra extensão, substantivo feminino, originou-se do termo também latino extensionis e, mesmo com todas as transformações pelas quais os vocábulos em português passaram no decorrer dos anos, manteve sua forma com x até os dias de hoje.

Exemplos

Observe nos exemplos abaixo algumas frases com as palavras estender e extensão para melhor entendimento:

  • Ela precisa estender as roupas no varal hoje.
  • As roupas não foram estendidas conforme tínhamos combinado.
  • O estado de São Paulo tem uma grande extensão.
  • Precisamos comprar uma nova extensão para a TV da sala.

O adjetivo extensivo, que tem por significado “o que se aplica ou é válido para um número maior de pessoas”, acompanha as regras aplicadas ao vocábulo extensão, reproduzindo sua grafia com x, já que o adjetivo extensivo deriva, ou seja, nasce, a partir do substantivo extensão.

O mesmo acontece com a palavra extenso e extensa, os adjetivos seguem a ortografia marcada pela presença do x. Veja na sequência algumas frases com esses termos:

  • O convite é extensivo a todos os membros da família.
  • Por favor, escreva seu nome por extenso na folha.
  • A prova era muito extensa, chegando a ser cansativa.