Feminino de ídolo

Ídolo não possui uma forma feminina.

Normalmente, ídolo não varia em gênero. O feminino ídola, no entanto, é aceito por alguns gramáticos e é usado por alguns falantes.

Ídolo

Ídolo é considerado um substantivo sobrecomum, ou seja, um substantivo que apresenta apenas um gênero gramatical. Nesse caso, ocorre apenas o gênero masculino.

Assim, sendo o indivíduo em questão numa oração do gênero masculino ou feminino, o substantivo ídolo permanecerá no masculino, sendo possível constatar de qual gênero realmente se trata apenas através de outros elementos da frase, como os artigos, os pronomes, os adjetivos, etc.

Importante constatar que, sendo o substantivo ídolo sempre masculino, os elementos que concordam com ele, como os pronomes possessivos, por exemplo, devem estar no masculino também.

Exemplos com ídolo

  • Ele é meu ídolo.
  • Ela é meu ídolo.
  • Esse cantor é meu ídolo.
  • Essa cantora é meu ídolo.

Ídola

Em alguns, dicionários, no entanto, é possível encontrar a palavra ídola, como sendo o feminino de ídolo. Essa palavra é pouco utilizada e é raramente aceita pelos gramáticos. Sendo a palavra ídola do gênero feminino, os termos que concordam com ela, como pronomes possessivos, devem estar no feminino também: minha ídola, sua ídola, a ídola, etc.