Malcriado, mal criado ou mal-criado
A palavra malcriado e a expressão mal criado estão corretas e são utilizadas na língua portuguesa. A palavra mal-criado está incorreta e não deve ser utilizada na escrita.
Malcriado
A palavra malcriado é um adjetivo cujo significado caracteriza uma pessoa que tem má educação, que age com descortesia. É sinônimo de grosseiro, mal-educado. Também qualifica aquilo que denota desrespeito e insolência.
A palavra malcriado é antônimo de bem-criado.
Veja também: mal ou mau.
Exemplos com malcriado
- Você é muito malcriado!
- Deu uma resposta malcriada para a mãe e ficou uma semana de castigo.
- Que atitude mais malcriada você teve.
- Trate seu tio com educação e deixe de ser malcriado!
O adjetivo malcriado é formado pelo processo de composição por justaposição, isto é, duas palavras se unem formando um só vocábulo: mal + criado = malcriado. Segundo as regras do atual Acordo Ortográfico, o hífen apenas é utilizado em palavras compostas com os advérbios bem e mal quando a segunda palavra começa por vogal ou h: mal-estar; mal-humorado; bem-estar. Quando a segunda palavra começa com consoante, como no caso de malcriado, ocorre a junção das palavras: malcriado; benquerente; benfeito etc.
Mal criado
A expressão mal criado refere-se ao modo de criação de algo ou de alguém e indica uma criação de má qualidade. Na expressão, a palavra mal atua como um advérbio e caracteriza o termo que acompanha. O antônimo de mal criado é bem criado.
Exemplos com mal criado
- Está sendo muito mal criado pelos pais.
- Este quadro foi muito mal criado.
- Aquelas crianças foram mal criadas pelo pai.