Mexer ou mecher
A forma correta é a palavra mexer. O vocábulo mecher não existe na língua portuguesa. Dessa forma, entendemos então que o correto é a utilização do X e não do dígrafo CH.
De origem latina, a palavra mexer apresenta diferentes sentidos como, por exemplo, ação de revolver o conteúdo de algo, rebolar o corpo, retirada de algo do lugar, ocupação, provocação, algo tocado com as mãos, etc.
Exemplos
Observe os exemplos a seguir em que foram utilizados o vocábulo mexer nas frases.
- Carlos mexeu na minha mochila.
- A situação daquela criança mexeu comigo.
- Todos se mexiam ao ritmo da música.
- Alguns alunos mexem com o aluno novato.
- Mariana mexe com muitos papéis no escritório.
Mexer é com X
A regra que justifica o uso do X no vocábulo mexer está na sua sílaba inicial. De acordo com a gramática vigente o X será utilizado sempre depois de palavras que apresentem o ME como sílaba inicial.
Servem como exemplo da citada regra as palavras mexer, mexicano, mexilhão, mexido, etc.
Para melhor compreensão do uso da letra X nas palavras mostraremos a seguir algumas regras que facilitam a escrita correta das palavras.
Para ficar mais fácil o entendimento sobre essas normas utilizadas na língua portuguesa faremos a listagem com algumas regras e em quais situações poderemos utilizar a letra X. Observe:
- Palavras com sílaba inicial ME: mexer, mexicano mexido;
- Palavras com sílaba inicial EM: enxada, enxurrada, enxergar;
- Palavras indígenas e de origem africana: xavante, orixá, abacaxi;
- Palavras inglesas que foram aportuguesadas: xerife, xampu;
- Palavras com ditongos: peixe, faixa, caixa
Para finalizar, vale lembrar que ao mostrarmos algumas regras específicas, é preciso também que fiquemos atentos às exceções que existem em relação a essas regras, já que encontramos dentro da língua portuguesa vocábulos como: mecha (sílaba inicial ME), encharcar (sílaba inicial EM), recauchutar (palavra com ditongo).