Plural de para-choque

O plural de para-choque é para-choques.

A forma plural da palavra para-choque é para-choques. O substantivo composto para-choque designa uma peça, normalmente de um automóvel, usada na proteção contra eventuais choques, batidas.

Veja também: parachoque, pára-choque ou para-choque?

Exemplos

  • Os para-choques desse modelo vieram todos com defeito.
  • Não se produzem para-choques como antigamente.
  • Na oficina havia vários para-choques.

Formação do plural

A palavra para-choque é formada por um verbo (para) e um substantivo (choque). Sendo o verbo um termo invariável quanto ao número gramatical e o substantivo um termo variável quanto ao número gramatical, o plural de para-choque é formado com a flexão apenas do segundo termo.

Para-choques como singular

A palavra para-choques, no entanto, pode ser usada como sinônimo de para-choques, ou seja, pode ser usada para designar uma única unidade do objeto. Nesse caso, ela já estaria no singular, e o seu plural seria invariável.

  • o para-choque – os para-choques;
  • o para-choques – os para-choques.

Antes do Acordo Ortográfico

Até o Novo Acordo Ortográfico entrar em vigor em 2009, o verbo para era escrito com um acento agudo no primeiro a: pára. O acento usado aí pode ser denominado acento diferencial. Trata-se de um acento que tem como única função diferenciar duas palavras escritas de forma idêntica. Nesse caso, a intenção era diferenciar o verbo pára da preposição para.

A palavra para-choque, sendo formada pelo verbo para, era também escrita com um acento diferencial. Após o acordo entrar em vigor, ela e todas as outras palavras formadas pelo verbo para também perderam o acento.

  • antes do acordo: pára-choque, pára-lama, pára-brisa.
  • depois do acordo: para-choque, para-lama, para-brisa.