Podíamos ou poderíamos

Podíamos e poderíamos são palavras corretas, mas que devem ser utilizadas de formas distintas.

Ambas as palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. São formas conjugadas do verbo poder na 1.ª pessoa do plural (nós). Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. O verbo poder tem o significado de ter a faculdade ou a possibilidade de fazer algo. Pode também ser utilizado com o sentido de designar algo ou alguém que possui força física ou moral e, por isso, tem grande influência.

Veja também: podiam ou poderiam.

Podíamos

A palavra podíamos corresponde ao verbo poder conjugado na 1ª pessoa do plural no tempo pretérito imperfeito do indicativo. O pretérito imperfeito do indicativo é utilizado para indicar uma ação ocorrida no passado, mas que não foi completamente concluída até o momento da fala. Indica também uma ação habitual que ocorria no passado. Assim, expressa uma ideia de continuidade e de duração no tempo.

Exemplos com podíamos

  • Quando nós eramos adolescentes podíamos sair sem nos preocuparmos com nada.
  • Nós podíamos ter ganhado o jogo, mas não tivemos sorte.

Poderíamos

A palavra poderíamos corresponde ao verbo poder conjugado na 1ª pessoa do plural do futuro do pretérito no modo indicativo (nós poderíamos). O futuro do pretérito é utilizado para indicar uma ação que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. Ou seja, indica uma ação que teria a possibilidade de ocorrer no futuro mas que é dependente de algum acontecimento passado.

Assim, utilizamos a forma poderiam para indicar uma ação que é consequente de uma ação passada, encontrando-se condicionada.

Exemplos com poderíamos

  • Se tivéssemos estudado mais, poderíamos ter passado com notas melhores.
  • Nós poderíamos ser mais felizes, se reclamássemos menos da vida.

Veja também: poder ou puder.