Porisso ou por isso

A forma correta de escrita é por isso, grafada separadamente. Porisso, escrito junto, não existe.

A forma correta de escrita é por isso, grafada separadamente. Porisso não é termo correto e nem sequer existente, portanto, devemos excluí-lo de nossa situação escrita de uso.

A confusão entre por isso e porisso ocorre devido à forma de pronúncia, uma vez que, ao pronunciarmos, o som final de por, marcado pela letra r, e o som inicial de isso, com a vogal i, juntam-se, formando, sonoramente, a sílaba ri. Entretanto, é essencial lembrarmos que a modalidade oral e a modalidade escrita são diferentes e obedecem a regras próprias, não devendo ser confundidas.

Por isso, locução conjuntiva (duas ou mais palavras com um único sentido e com função de conjunção, que é a de juntar termos numa oração) formada pela preposição por e pelo pronome indefinido isso, é usada em contextos em que há a ideia de conclusão, consequência, justificativa, tendo como sinônimos assim sendo, dessa forma, em vista disso, entre outras.

Exemplos com por isso

  • Estudei muito para a prova de ontem, por isso fui aprovada.
  • Ela ficou tão brava só por isso?
  • A condição do ensino no Brasil é caótica, por isso há tantos profissionais ruins em nossa sociedade.

Muitas vezes, a expressão por isso sofre alargamento e passa a ser por causa disso/disto ou por causa de (somando-se, inclusive, a artigos definidos- a, as, o, os- ou indefinidos- um, uns, uma, umas), locução também bastante frequente em nosso vocabulário. Observe a utilização:

  • Por causa de certas coisas que não quero mais frequentar aquele restaurante.
  • Ana não queria mais reatar o casamento por causa das situações tristes vividas ao longo dos anos.
  • Ela quer falar com você justamente por causa disto, para esclarecer os últimos comentários que você ouviu.

Veja também: Isto ou isso.